Matriz Nossa Senhora da Glória

Conheça aqui como começou a Paróquia Nossa Senhora da Glória no bairro de Guaianases, na Diocese de São Miguel Paulista.

Em 1955, um cruzeiro foi instalado no alto de um morro. Também nesse espaço, nos anos seguintes, no terreno doado por uma Companhia, foi instalada uma escola de madeira. Aos finais de semana, havia celebrações da Palavra nesse espaço. Assim se formou um ponto de oração, até que a Comunidade Nossa Senhora da Glória foi fundada pelo Movimento da Legião de Maria em 1976, quando foi construído o primeiro templo, dirigido pelo missionário Padre Eduardo, que além de estruturar uma comunidade ainda prestava serviços sociais as famílias carentes da região. A princípio, como conta o Senhor Francisco (i.m.), a Comunidade se chamaria Nossa Senhora Aparecida, mas essa era uma devoção já difundida em paróquias consideradas vizinhas (para a época), e por isso o Padre Eduardo sugeriu o nome de Nossa Senhora da Glória.

A primeira missa foi celebrada em 15 de agosto de 1976 e tinha aproximadamente 500 pessoas. Foi uma missa campal por não haver lugar para acomodar tantas pessoas num recinto fechado. A primeira missa de Crisma foi realizada por Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo – Região São Miguel Paulista, que no momento que viu a multidão de fieis disse “Neste lugar tem vida”. Em 1980 veio para dirigir a comunidade o Padre Hélio Lopes Campos, que ficou até o fim de sua vida, em 14/11/2000. Em 12/01/1998 chegou à Comunidade o Diácono Manoel Martins Peres, que em junho do mesmo ano foi ordenado padre e permaneceu na Paróquia até julho de 2017. Em agosto de 2017 chegou à Paróquia o Padre Francisco das Chagas Germano Santiago. Você pode conferir a história dos padres que passaram por nossa comunidade lendo a matéria “Nossos pastores”.

A Comunidade foi elevada a Paróquia aos 15 de agosto de 1998, por Dom Fernando Legal. Em 2018, ao celebrarmos 20 anos da instalação da Paróquia, publicamos em nosso Facebook um vídeo especial contando a história da Paróquia. Em 2020, por conta da pandemia, durante a Campanha “Somos Igreja”, nós relançamos o especial no Youtube, com algumas atualizações.

A Matriz Nossa Senhora da Glória conta com diversas pastorais que você pode conferir no link
Suas Comunidades são: São José Operário, Nossa Senhora Auxiliadora, São Geraldo Majella e Nossa Senhora Aparecida.